Como está o mercado de bares e restaurantes hoje?

Saiba como anda o mercado de bares e restaurantes para traçar as suas próximas estratégias com a certeza de que vai faturar muito! Reunimos os dados que você precisa conhecer e as melhores dicas para conquistar e fidelizar clientes, atendendo todas as expectativas.

A preocupação com as oscilações no mercado de bares e restaurantes é uma constante tanto na mente de gestores que querem garantir a continuidade do seu negócio quanto na de novos empreendedores que pretendem começar no setor de food service.

Na esteira da lenta, mas contínua normalização do fluxo de consumidores depois da crise causada pela pandemia de Covid, o mercado volta a se reaquecer e os números apresentados em 2022 são mais positivos que os de 2021, segundo pesquisas realizadas pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) que você confere neste artigo.

Apesar disso, o instituto aponta que a preocupação com a inflação ainda desestabiliza o setor.

Por isso vamos ajudar, vamos ajudar você a entender os detalhes sobre essa recuperação e as previsões positivas para o segmento de alimentos e bebidas, além de disponibilizar orientações para você aproveitar essa retomada ou mesmo aprender como começar seu negócio de alimentação. Vem com a gente!

Estudo de mercado do setor de bares e restaurantes

Pesquisas desenvolvidas pela ANR em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB) e a Galunion, consultoria especializada no segmento, apontam a consolidação do crescimento do mercado de bares e restaurantes no país.

Os dados obtidos nesses levantamentos se mostraram mais favoráveis para os estabelecimentos em comparação com os analisados em 2021, mas a instabilidade da inflação em restaurantes mantém os gestores em alerta: 83% alegam ter sido esse o principal desafio enfrentado no decorrer de 2022.

A preocupação dos empreendedores se justifica diante do cenário descrito por outros indicadores oficiais, como os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontados pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que interfere diretamente nos custos do setor de food service, chegou a 1,62% em março deste ano. A subida repetiu a tendência de fevereiro, mês no qual o índice mostrou alta de 1,01%.

Os números representam o maior crescimento do IPCA para um primeiro trimestre desde 1994 e a inflação de março de 2022 (2,25%) ficou registrada com a maior oscilação mensal desde janeiro de 2003.

Apesar disso, o estudo apura dados positivos tanto para os bares quanto para os restaurantes, e que dão esperança aos gestores cujos planos são retomar o rendimento pré-pandemia.

Coordenadores dos institutos destacaram que ainda não houve um retorno presencial pleno dos clientes aos estabelecimentos e os números positivos mostram também a importância do serviço de delivery para a retomada, destaque entre as principais tendências em food service trazidas pela pandemia, responsável por moldar os novos hábitos dos consumidores.

Por falar em novos hábitos, confira com a gente quais são as novas tendências para o setor que estão mudando a cara e a gestão de bares e restaurantes no Brasil.

Quais as principais tendências no mercado de alimentação?

A crise sanitária trouxe mudanças na maneira como o público consumidor se relaciona com o setor de alimentação. Entre elas, a tecnologia em restaurantes se tornou um recurso extremamente útil e, aliada a estratégias, passou a funcionar como um fator de equilíbrio entre qualidade no serviço e preço justo.

Dessa forma, a inovação tecnológica tornou-se protagonista na recuperação do lucro e na atração dos clientes aos estabelecimentos e, combinadas a esses avanços, outras tendências foram identificadas como igualmente importantes e merecem a sua atenção. Veja a seguir:

Delivery e take away

Seja através de plataformas de pedidos como iFood ou Deliway, por telefone ou WhatsApp, o hábito de pedir comida em diferentes tipos de delivery veio para ficar.

O relatório “Setorial: Bares e Restaurantes 2021”, desenvolvido pela Euromonitor, mostra que esses pedidos já representam mais de ⅓ da receita do setor, deixando o Brasil na liderança entre 62 países nos quais entregas de comida em casa foram estudadas e avaliadas.

A modalidade take away, uma repaginação da retirada do alimento no balcão que alia praticidade digital e a economia das taxas de entrega, também ganhou força durante a pandemia e segue em alta, apesar de menos expressiva do que o delivery.

Popularização do “eatertainment”

O conceito de “eatertainment”, junção de eat – comer, em inglês – com entertainment ou entretenimento, alia comida de qualidade à experiências. Para fazê-lo acontecer, as apostas dos gestores e donos de bares e restaurantes envolvem, por exemplo:

  • remodelamento de antigos karaokês;
  • grande variedade de ambientes transformados em temáticos;
  • investidas específicas em datas comemorativas;
  • disponibilidade para eventos;
  • decorações e promoções especiais.

Seguindo a mudança dos hábitos de consumo, os empreendedores precisaram adaptar todo o interior de seus negócios e também o ambiente externo dos restaurantes, em muitos casos, para atrair de volta o público ao espaço físico.

Todos tiveram que repensar suas estratégias, visando oferecer mais do que boas refeições e bom preço.

Se você estiver fazendo o mesmo neste exato momento, pensando em Copa do Mundo, por exemplo, dá uma olhadinha no artigo que escrevemos sobre como atrair clientes para a Copa do Mundo de 2022.

O objetivo do eatertainment é oferecer ao cliente, enfim, uma verdadeira experiência gastronômica. Que compense a facilidade e o conforto trazidos pelo delivery e convença cada um e cada uma a comparecer ao espaço físico para desfrutar de lazer na hora da refeição.

E quanto mais personalizada for a experiência, melhor! Que tal obtê-la através da renovação e digitalização de cardápios? Essa é mais uma tendência para você conhecer e monitorar.

Renovação e digitalização de cardápios

A tecnologia também proporcionou uma renovação nos processos de preparo da comida, visando oferecer novos sabores e texturas como atrativo para o público que retoma a frequência nos estabelecimentos.

Nota-se, ainda, o aumento da demanda por alimentos mais saudáveis, muitos de origem não-animal, tornando-se interessante e rentável investir na disponibilidade de opções vegetarianas e veganas no cardápio.

A conceituada publicação FoodEntrepreneurs vem enfatizando, desde o final de 2022, a transformação da cadeia de produção de alimentos no mundo, e mesmo a Unilever, multinacional de bens de consumo, calcula que a indústria alternativa à carne e laticínios chegará a movimentar US$ 1 bilhão até 2027.

Além da mudança nos itens do menu, a necessidade de distanciamento social da pandemia desencadeou uma inovação tecnológica na estrutura dos cardápios.

Desde então, vemos tornando-se cada vez mais necessários, agora mais pela conveniência do que por qualquer outra coisa, o uso de cardápios digitais em prol da agilidade nos processos, da clareza na transmissão de informações sobre os pratos e da economia para o bolso dos gestores.

Investir em um cardápio digital representa redução de despesas com atendimento e aumento de vendas de forma prática e simplificada.

Pensando no cenário atual, que volta a apresentar bons números apesar das incertezas, em combinação com as novidades do setor apresentadas aqui, preparamos algumas dicas para ajudar você a consolidar seu negócio, de maneira estruturada e proveitosa.

Como ter crescimento saudável e organizado em restaurantes?

Além de estar alinhado às novas tendências do mercado, existem também algumas estratégias específicas que podem impulsionar seu empreendimento nessa fase de restabelecimento do fluxo de clientes nos bares e restaurantes. Continue a leitura para conhecê-las.

Padronize receitas

Fazer a padronização de receitas é fundamental para garantir o padrão de preparo de acordo com as exigências do gestor, além de dar mais rapidez e segurança ao processo.

Uma padronização satisfatória envolve capacitação da equipe, investimento em equipamentos e ingredientes de qualidade, mapeamento do processo de produção e a elaboração de fichas técnicas para todos os pratos e as bebidas do menu, pelo menos.

Implemente estratégias de fidelização

Philip Kotler, o “pai do marketing”, diz que conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um cliente atual.

Portanto, implementar estratégias de fidelização, como oferta de combos especiais a cada dia ou a implementação de um sistema de fidelidade é fundamental para o crescimento saudável do seu negócio.

Para construir fidelidade, atente-se também ao cuidado com a imagem da sua marca, à qualidade no atendimento e boa recepção e aos feedbacks dos consumidores. Ah! Invista em marketing digital: as redes sociais podem ser melhores amigas de empreendimentos do setor de alimentos e bebidas.

Invista em marketing digital

Fazer publicações a nível profissional nas redes sociais do seu restaurante ajudará a estreitar a comunicação com os clientes e atrair exatamente o público-alvo. Nessas publicações, você pode apresentar o cotidiano das suas equipes e até mesmo algumas receitas. Também pode:

  • marcar presença nas redes sociais com algumas ideias de posts para restaurantes;
  • organizar campanhas de e-mail anunciando descontos e bônus para reserva de mesas;
  • impulsionar campanhas de anúncios através do Google Ads.

Enfim, certifique-se de ser visto para ser lembrado pelo consumidor nesse momento de retorno à normalidade.

Lembre-se que a Magna Balanças oferece uma ampla gama de rechauds e cubas.

Entre em contato conosco:
(11) 5585-2220
E-mail: marketing@magnabalancas.com.br

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Marketing

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