O que o setor de bares e restaurantes espera de 2023?
O primeiro ano pós-pandemia começa com grande expectativa no setor de alimentação fora do lar. Apesar de 2022 ter fechado em crescimento, o cenário econômico preocupa especialistas. A inflação pode frear o consumo, mas as previsões para bares e restaurantes são otimistas. Entre os profissionais da gastronomia, o ano de 2022 provou que é a vez das mulheres e elas devem continuar brilhando.
Não é possível projetar 2023, sem avaliar os últimos 12 meses. O ano de 2022 foi considerado de recuperação para o foodservice. Começou ainda com os reflexos da pandemia e terminou com uma sensação de normalidade e crescimento. Principalmente no segundo semestre, quando foram gastos 20% a mais em bares e restaurantes do que no mesmo período de 2021 (estudo Crest 2022). Resultados vistos com otimismo.
''O setor da gastronomia teve uma recuperação gradual e muito positiva em 2022. Foi um crescimento resultado de uma demanda reprimida de 2 anos.''
Luis Fernando Menuci, presidente da Abrasel
De acordo com Menuci, o ano só não fechou melhor porque os estabelecimentos tiveram que arcar com empréstimos e débitos contraídos na pandemia. A herança negativa freou os lucros, mas não desanimou o empresariado.
Para 2023, o presidente da Abrasel, reafirma a expectativa positiva. “Apesar da inflação, que pode diminuir os ganhos dos empresários e o poder de compra dos clientes, estamos confiantes que o ano será excelente para as vendas e desenvolvimento do setor”, completa.
Férias e feriados
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor deve faturar 20% a mais no verão 2022/2023 do que no mesmo período do ano passado.
E se tem outro fator que costuma impulsionar o consumo são os feriados. E neste quesito 2023 é um prato cheio. Serão 12 dias sem expediente, sendo cinco prolongados e a maioria das datas cai em uma quinta-feira ou sexta-feira.
Lembre-se que a Magna Balanças oferece uma ampla gama de rechauds e cubas.
Entre em contato conosco:
(11) 5585-2220
E-mail: marketing@magnabalancas.com.br